Pular para o conteúdo principal

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE

O Botafogo de Futebol e Regatas, acertou uma parceria com o CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da pessoa com Deficiência visando desenvolver projeto de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência através do esporte.

Segundo nota publicada pela acessoria de imprensa do clube no site oficial, "o acordo visa a universalização da acessibilidade não apenas nas reformas e futuras instalações, mas principalmente na abertura de vagas a inclusão de pessoas com deficiência às aulas das escolinhas de diversas modalidades. Acordou-se parceria em busca de incentivos para o desenvolvimento de equipes para-olímpicas e outras atividades para potencializar o uso da estrutura do Engenhão". (palavras do site)

É muito interessante e importante a iniciativa do Botafogo em "abrir as portas" para pessoas com deficiência.

Como todos sabem, o esporte é uma, se não a maior, forma de inclusão social pois faz com que a pessoa com deficiência interaja com pessoas "ditas normais".

O termo inclusão vem da palavra integração e não diz respeito apenas a colocar determinada pessoa em um grupo e sim tornar essa pessoa parte integrante e importante de tudo aquilo que ocorre na sociedade.

"Inclusão é uma consciência de comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co responsabilização para obviar às necessidades de outros." (Stainback e Stainback, 1990).

A sociedade acaba isolando a pessoa com deficiência do meio onde vive por não considerá-la apta a executar funções e atividades do dia-a-dia, afinal no contexto social a deficiência é cercada de uma constelação de crenças e mitos como: deficiência ser algo contagioso, considerar as pessoas com deficiência como pessoas frágeis, incapazes, etc.

Através do esporte mostramos tanto ao portador de deficiência quanto para "pessoas normais", que de normais não tem nada pois carregam consigo uma das maiores deficiências do ser humano chamada PRECONCEITO, que as pessoas com necessidades especiais podem e devem levar uma vida normal, pois possuem uma enorme força de vontade e conseguem realizar proezas que uma pessoa em perfeitas condições físicas não é capaz de executar.

Ao Botafogo, meus parabéns!!!

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse www.botafogonocoracao.com.br

Comentários