Pular para o conteúdo principal

Marta se torna maior atleta da história do futebol, mas título não significa nada no Brasil

BASQUETE BRASILEIRO E BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - EXEMPLOS DE GESTÃO ESPORTIVA

Gestão esportivaA administração, organização, marketing, economia, legislação aplicável e economia que são usados e estejam relacionados com as práticas esportivas e atividades físicas. 

É incrível o que uma troca de gestão pode proporcionar ainda mais quando esta gestão é esportiva.

Clubes, seleções, projetos, modalidades esportivas e afins podem ser muito bem sucedidas ou não em suas metas e planejamentos e isso está diretamente ligado à gestão dos mesmos.

Hoje, lendo o meu jornal matinal li a seguinte notícia: "Basquete brasileiro é Campeão Sul-americano" e isso, automaticamente, me fez lembrar e "analisar" a evolução deste desporto desde que houve a saída de Gerasime Grego, ex-presidente da CBB - Confederação Brasileira de Basquete.


De dois anos até os dias de hoje, com a criação do Novo Basquete Brasil - NBB, o basquete no Brasil ganhou mais visibilidade, credibilidade e isso trouxe não só patrocinadores, como também trouxe novos ares aos praticantes do desporto, aos atletas, aos clubes e também à Seleção Brasileira de Basquetebol.


A NBB ou LNB (Liga Nacional de Basquete) "surgiu da união dos principais protagonistas do basquete nacional, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol. Baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB traz ao País a ideia consagrada pela NBA: uma liga independente, gerida pelos próprios clubes". 

Sabemos que ainda há muito o que melhorar, mas a mudança na forma de gerir o basquete já rende frutos: maior visibilidade e consequentemente maior número de adeptos do esporte, fato que aumenta o consumo de produtos voltados para este segmento e com isso torna o esporte um bom investimento para empresas e produtos obterem visibilidade e alcançarem suas propostas de MARKETING. E é isso que o Basquete precisa: PARABÉNS, NOVO BASQUETE BRASIL! Exemplo de gestão de sucesso.


BOTAFOGO DE FUTEBOL DE REGATAS TAMBÉM É UM EXEMPLO DE GESTÃO ESPORTIVA

O clube Botafogo de Futebol e Regatas é um outro ótimo exemplo de gestão esportiva, e um ótimo exemplo para o país.

Desde que Maurício Assunção assumiu a presidência do Botafogo, juntamente com Miguel Ângelo da Luz como Diretor de Esportes Olímpicos, o clube evoluiu muito.

O clube passou a investir não só em estrutura como também em suas divisões de base e esportes olímpicos. 

No futebol, os atletas de todas as categorias voltaram a ter prazer em defender as cores do Alvinegro Carioca que investe não só no trabalho técnico, tático e físico do esporte como também na educação e acompanhamento dos atletas.

Nos esportes olímpicos, como basquete, natação, pólo aquático e afins, a filosofia é a mesma: Investir na base é pensar no futuro do clube, onde é fundamental uma base sólida que reflete a seriedade de um trabalho campeão.

O RESULTADO: O Botafogo de Futebol e Regatas é figura constante na mídia esportiva em todas as categorias, cedendo atletas para as seleções regionais e Seleções de base de diversar modalidades. 

Atualmente a convocação do goleiro Jeferson para a Seleção Brasileira principal, a atuação de Loco Abreu (atacante do time alvinegro) na seleção Uruguaia e as conquistas de outros desportos como Futsal, Basquete, Natação, Pólo Aquático, Voleibol e Remo, trazem visibilidade e essa traz retorno. 

Marketing direto e que beneficia o clube em relação à obtenção de patrocínio, venda de produtos e solidificação absoluta de sua imagem. 

Neste caso a FILA, Bozzano, Neo Química Genéricos e demais patrocinadores só tem a ganhar. (A FILA ganha grande destaque não só pela visibilidade nos uniformes como também pela qualidade e viabilidade financeira dos produtos)

Que tanto o basquete nacional quanto o Botafogo de Futebol e Regatas sejam exemplos a serem seguidos por outros clubes e modalidades esportivas para que o país possa solidificar ainda mais o esporte a ajudar a crescer uma área muito importante e da qual nós, ligados ao esporte, precisamos e ainda ouviremos muito falar: MARKETING ESPORTIVO.

O Brasil precisa de gestores de verdade e não de torcedores à frente de clubes: Parabéns Maurício Assunção e Miguel Ângelo.


SIGA no Twitter: @Edu_pontes , @FilaBR , @NBB_Noticias , @BotafogoOficial , @CBB_basquete, @GloriosoBFR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O futebol feminino parou, mais uma vez, o país do futebol masculino

Sexta-feira, dia 12 de agosto de 2016. 
Às 22 horas, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entraria em campo já sabendo que as seleções de França e EUA foram eliminadas por equipes consideradas azarões.
O Brasil, começou a tarde desta sexta sabendo que, caso passasse da seleção da Austrália, encararia o vencedor de EUA x Suécia. Logo, saber que a seleção americana havia sido eliminada e não teria a chance de ser nosso algoz nas semifinais já era um peso a menos nas costas de nossas atletas.
Iniciado às 22 horas, o jogo contra a Austrália foi uma mistura de tensão e responsabilidade, fatores que aparentemente pesaram muito e que geraram um nervosismo a cada minuto que se passava e a bola não entrava para que o placar ficasse à nosso favor.
No tempo normal, nada de gols. Então que venha a prorrogação!
Ela veio, com mais nervosismo e tensão ainda. Vale destacar que precisamos clonar a Formiga, pois essa jogadora é fora de série e ninguém joga como ela.
O jogo foi rolando, brasileiros…

Tabu ALTURA - Preconceito com goleiros e goleiras ou falta de visão?

Um tema tem sido frequentemente abordado no futebol, tanto no masculino quanto no feminino: Estatura dos goleiros.
Tem sido uma prática comum clubes dispensarem ou não darem a devida atenção a goleiros e goleiras considerados "baixos" para a posição sem que ao menos sejam analisadas algumas características que muitos destes possuem, mas que precisam ser trabalhadas. Um goleiro de 16 anos e 1,79m é considerado pequeno, assim como uma goleira que tem 18 anos e 1,70m por exemplo! E isso acontece com atletas de menor idade, como exigências de clubes de que goleiros devem ter 1,80m ou 1,90m com 13 anos!

E qual seria o problema: 
Preguiça associada a busca de um jogador ou jogadora prontos para o clube ganhar dinheiro "sem ter trabalho"? 
Ou a intromissão de cartolas que mal entendem sobre futebol e estão preocupados apenas com seus bolsos e seguem assim padrões de escolas internacionais, e por pouca inteligência neste quesito, perdem profissionais (goleiros e goleiras) q…

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

É preciso acreditar em você em seu sonho! É necessário ter foco!
O que diferencia o vencedor do perdedor é que o vencedor decidiu seguir em frente mesmo quando a vida lhe bateu com força e pareceu até lhe faltar chão. O vencedor caiu e levantou quantas vezes foi necessário e acreditou no seu potencial mesmo quando ninguém acreditava em seus objetivos.
É preciso saber onde se quer chegar e o que é preciso fazer para chegar até lá. 
O caminho não é fácil! A trajetória é cheia de obstáculos, mas é preciso seguir em frente, fazer ajustes no seu planejamento de como chegar até lá, mas nunca mudar seu foco. 
Eu sei o que quero, sei onde quero chegar e sei o que preciso fazer pra alcançar meus sonhos. 
As vezes é preciso estar acordado enquanto os demais dormem, é estar em casa estudando, indo a eventos e se atualizando enquanto muitos estão em festas e curtindo o fim de semana. É preciso abrir mão de muitas coisas para i…