Pular para o conteúdo principal

E o juiz apita o fim do jogo: Este blog chegou ao fim.

O QUE É MARKETING MULTINÍVEL?

Algumas pessoas confundem o marketing multinível empregado por muitas empresas com o esquema tão falado de pirâmides.

Encontrei um belo texto que aborda muito bem este assunto e auxilia as pessoas que têm dúvidas sobre o que realmente é Marketing Multinível. É um texto um pouco extenso, mas muito importante e interessante.

MKT Multinível e as Pirâmides: Tudo Que Você Precisa Saber

Autor: Rafael Cruz - http://www.maissaude.org
Dinheiro

Certamente você já se deparou com algum esquema de pirâmide em sua vida. Desde o clássico esquema das "cartas milionárias" ao atual "roda da fortuna". E também é muito provável que você já tenha recebido convite de algum amigo ou conhecido para conhecer um negócio de marketing multinível e recusou prontamente a oportunidade de trabalho por associá-la a um esquema de pirâmide. Mas afinal, é ou não é a mesma coisa?
Se você teve a chance de ouvir, de alguém que você confia, uma proposta de trabalho em alguma empresa de Marketing Multinível e nem quis ouvir por achar que fosse uma pirâmide, então meu caro, sinto muito mas você deixou passar uma oportunidade de ouro.
Então Rafael, sempre achei que Marketing Multínível fosse sinônimo de pirâmide. Não é? A partir de agora você saberá tudo sobre esse assunto de uma vez por todas. Sem meias palavras.
O que é um esquema de pirâmide?
Pirâmide é um esquema onde todo mundo doa uma quantia em dinheiro para a pessoa que o colocou no esquema esperando um alto retorno dentro dos próximos dias. Acontece que a maioria das pessoas que colocam o seu dinheiro no esquema não recebem nada. Só quem recebe são as pessoas que começaram o esquema, ou seja, cerca de 10% do pessoal. Os 90% restantes ficam de bolsos vazios.
Esquema de PirâmideE por que tem este nome de pirâmide?
Exatamente por causa da formação dela. O topo da pirâmide representa o grupinho que deu início a ela. Eles vão colocando pessoas no esquema e isso faz com que a pirâmide já se formando e crescendo. No final das contas a base da pirâmide (a maior parte das pessoas) não recebem nada. 
É uma formação de cima pra baixo,ou seja, só quem ganha dinheiro é quem está no topo, mas nem todo mundo que está na base consegue chegar até o topo, pois antes disso o esquema quebra.
Ué, mas o que torna isso ilegal? No mercado de ações as pessoas também não perdem dinheiro? Quando abrem um negócio também não perdem dinheiro? Perder dinheiro não torna nada ilegal.
Exato. Perder dinheiro não torna nada ilegal. Se fosse assim o mercado de ações já estaria fechado pelas autoridades. O problema é a proposta do esquema. Você doa o seu dinheiro em troca de um retorno muito elevado, só que 
não existem produtos, serviços ou algum bem que justifique a movimentação financeira. Não tem nada. É uma promessa de ganhos financeiros onde não tem nada em jogo. É isto que torna a pirâmide algo ilegal.
"Por norma, num esquema de pirâmide, não existe um ‘produto’ para vender, ou quando existe é a um valor muito inflacionado em relação ao valor real do bem." (Dinheiro e Oportunidade, link no final do artigo)
Sobre as pirâmides, o site Skepdic falou o seguinte:
"(…) Não é ilegal por recrutarem pessoas para recrutarem pessoas para recrutarem pessoas. Isso é legal e é feito em muitos negócios. Não é ilegal por envolver dar dinheiro a outras pessoas. São ilegais porque envolve enganar pessoas de modo a levá-las a dar dinheiro. É essa a definição legal de fraude."
Ora, mas os negócios em Marketing Multivível também envolvem convidar pessoas. Isso não é pirâmide?
É aí que bate a confusão. Marketing Multinível é um segmento de mercado como outro qualquer. Não é varejo nem vendas diretas, mas faz parte do comercio de alguma coisa. Ou seja,dentro deste mercado existem empresam que fabricam produtos ou oferecem serviços como qualquer outra. A diferença é a maneira como estas empresas distribuem seus produtos ou serviços.
No varejo existem diversos elementos que participam da distribuição do bem (vamos chamar assim produtos ou serviços, ok?): distribuidoras, atacadistas, varejistas, publicidade na mídia… e tudo isso são custos para as empresas neste segmento. O consumidor só tem o trabalho de chegar na loja e comprar. Exemplos de empresas deste segmento: Casas Bahia, Casa e Vídeo, Lojas Americanas etc
Nas vendas diretas, essa cadeia é quebrada, ou seja, a distribuição do bem se dá através de distribuidores (ou vendedores) treinados pela referida empresa. Neste caso estes distribuidores fazem todo o trabalho de logística, de atacadista e de vendas. É o famoso mercado de vendas de porta em porta. Exemplos de empresas deste segmento: Avon, Hermes, Dell Computadores etc
marketing MultinivelNo marketing multinível, essa cadeia também é quebrada, assim como em vendas diretas, mas o objetivo é diferente. Neste segmento, a empresa treina seus distribuidores para formarem um mercado consumidor e os paga oferecendo uma percentagem do consumo de cada pessoa dentro deste mercado. É neste ponto que as pessoas confundem com pirâmide.
Esse tipo de atividade é perfeitamente legal e move a economia de muitos países (só nos EUA representa 26% do seu PIB). Por que é legal? Porque existem produtos, existe um trabalho por trás de tudo isso. Não é dar um dinheiro pra entrar num esquema e esperar sentado no sofá 15 dias e ficar milionário. Isso é enganação! No Marketing Multinível os ganhos são altos, mas de acordo com o seu trabalho na formação do seu mercado consumidor. E ninguém precisa pagar pra entrar. Você trabalha pra formar novos consumidores e a empresa te recomensa pagando uma parte do consumo de cada um. E todo mundo começa de baixo, ocupando os cargos mais simples. Então, quando você encontrar um cara cheio da grana neste negócio, lembre-se que quando ele entrou, ele eratão duro quanto você e começou lá de baixo, ganhando pouco, mas gradativamente de acordo com o trabalho que ia desenvolvendo. Muito justo. Exemplos de empresas deste segmento: Forever Living Products, Armway, Monavie, Jequiti, Herbalife etc
Este mercado é tão bem sucedido e perfeitamente legal que até mesmo o ex-presidente Bill Clinton já falou dos seus benefícios na sociedade norte-americana em rede nacional:
http://www.youtube.com/watch?v=wRITbSSDKq0&feature=player_embedded
Segundo a wikipedia, "A principal distinção entre os esquemas de pirâmides e negócios legítimos de MMN (Marketing Multinível) é que no segundo caso, uma renda palpável pode ser obtida somente das vendas de produtos ou serviços associados aos consumidores que não estão associados ao negócio. Embora alguns destes negócios de MMN também ofereçam comissões pelo recrutamento de novos membros, isto não é essencial para a operação bem-sucedida do negócio por qualquer membro individual. Nem a ausência de pagamento pelo recrutamento de novos membros significa que um MMN não é a fachada para um esquema em pirâmide. A característica primordial é se o dinheiro vem basicamente dos próprios participantes (esquema em pirâmide) ou das vendas de produtos ou serviços para consumidores que não participam do esquema (MMN legítimo)."
Nesta afirmação da wikipedia, vale ressaltar que o dinheiro também pode vir das vendas de produtos de pessoas que estejam no negócio, afinal elas também podem ser consumidoras. Isso não faz uma empresa de MMN ser ilegítima. Por isso é fundamental que você ouça atentamente a proposta de negócio que lhe oferecerem e reflita sobre o plano que lhe apresentaram. Reflita sobre o mercado que ela está inserido e se é uma boa oportunidade pra você.
Se este negócio fosse ilegal, então você deve concordar comigo que o Silvio Santos é um grande bandido, afinal ele acabou de montar a sua empresa de marketing multiível, a Jequiti. Ele é o único bandido? Não, tem também a Unilever, com a sua empresa Multilever, o Unibanco com o seu cartão Megabonus, a Nestlé… Todas esses conglomerados tem uma empresa de marketing multinível funcionando. Então será que esse papo de que É TUDO PIRÂMIDE é verdade? Pois é, aquela velha história do papagaio. Todo mundo repete o que ouve sem saber se é verdade o que está se falando.
Portanto, cuidado com pessoas que saem falando por aí que vendas diretas e marketing multinível são esquemas de pirâmide. Ela certamente está só repetindo o que ouviu, sem procurar saber de fontes oficiais o que realmente significa cada uma destas coisas.Você pode estar deixando passar uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e financeiro por causa dessas falácias.
PS: A parte onde falo que o Silvio Santos é um bandido é irônica, ok? Só pra quem não entendeu…
Fontes indicadas para consultas e aprofundamento sobre o tema:
Direct Selling Association – www.dsa.org
Multi-Level Marketing – en.wikipedia.org/wiki/Multi-level_marketing
Pyramid Scheme Alert – www.pyramidschemealert.org
Pyramids schemes – www.sec.gov/answers/pyramid.htm
Fontes indicadas no artigo:
Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_em_pirâmide
Skepdic – http://www.skepdic.com/brazil/piramide.html
Dinheiro e Oportunidade – http://dinheirooportunidade.com/index.php/esquemas-piramide/
Empresas e Finanças – http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/esquema-de-piramide.htm
http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/marketing-multinivel-e-as-piramides-tudo-que-voce-precisa-saber-1772535.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O futebol feminino parou, mais uma vez, o país do futebol masculino

Sexta-feira, dia 12 de agosto de 2016. 
Às 22 horas, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entraria em campo já sabendo que as seleções de França e EUA foram eliminadas por equipes consideradas azarões.
O Brasil, começou a tarde desta sexta sabendo que, caso passasse da seleção da Austrália, encararia o vencedor de EUA x Suécia. Logo, saber que a seleção americana havia sido eliminada e não teria a chance de ser nosso algoz nas semifinais já era um peso a menos nas costas de nossas atletas.
Iniciado às 22 horas, o jogo contra a Austrália foi uma mistura de tensão e responsabilidade, fatores que aparentemente pesaram muito e que geraram um nervosismo a cada minuto que se passava e a bola não entrava para que o placar ficasse à nosso favor.
No tempo normal, nada de gols. Então que venha a prorrogação!
Ela veio, com mais nervosismo e tensão ainda. Vale destacar que precisamos clonar a Formiga, pois essa jogadora é fora de série e ninguém joga como ela.
O jogo foi rolando, brasileiros…

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

É preciso acreditar em você em seu sonho! É necessário ter foco!
O que diferencia o vencedor do perdedor é que o vencedor decidiu seguir em frente mesmo quando a vida lhe bateu com força e pareceu até lhe faltar chão. O vencedor caiu e levantou quantas vezes foi necessário e acreditou no seu potencial mesmo quando ninguém acreditava em seus objetivos.
É preciso saber onde se quer chegar e o que é preciso fazer para chegar até lá. 
O caminho não é fácil! A trajetória é cheia de obstáculos, mas é preciso seguir em frente, fazer ajustes no seu planejamento de como chegar até lá, mas nunca mudar seu foco. 
Eu sei o que quero, sei onde quero chegar e sei o que preciso fazer pra alcançar meus sonhos. 
As vezes é preciso estar acordado enquanto os demais dormem, é estar em casa estudando, indo a eventos e se atualizando enquanto muitos estão em festas e curtindo o fim de semana. É preciso abrir mão de muitas coisas para i…

Tabu ALTURA - Preconceito com goleiros e goleiras ou falta de visão?

Um tema tem sido frequentemente abordado no futebol, tanto no masculino quanto no feminino: Estatura dos goleiros.
Tem sido uma prática comum clubes dispensarem ou não darem a devida atenção a goleiros e goleiras considerados "baixos" para a posição sem que ao menos sejam analisadas algumas características que muitos destes possuem, mas que precisam ser trabalhadas. Um goleiro de 16 anos e 1,79m é considerado pequeno, assim como uma goleira que tem 18 anos e 1,70m por exemplo! E isso acontece com atletas de menor idade, como exigências de clubes de que goleiros devem ter 1,80m ou 1,90m com 13 anos!

E qual seria o problema: 
Preguiça associada a busca de um jogador ou jogadora prontos para o clube ganhar dinheiro "sem ter trabalho"? 
Ou a intromissão de cartolas que mal entendem sobre futebol e estão preocupados apenas com seus bolsos e seguem assim padrões de escolas internacionais, e por pouca inteligência neste quesito, perdem profissionais (goleiros e goleiras) q…