Pular para o conteúdo principal

O ESPORTE EDUCA E TRANSFORMA - O esporte como ferramenta de socialização e diminuição da violência

Hoje me emocionei vendo uma matéria no programa Globo Esporte.

A reportagem contava a história de um menino que largou o tráfico e que agora segue por outro caminho: O ESPORTE.

Esse é o contexto geral da história que comprova o que muitos já sabemos: O ESPORTE EDUCA, TRANSFORMA e essa pode ser uma boa solução para a violência no país.

Do que adianta combater o tráfico se o mesmo continua a recrutar crianças para seus "exércitos"? O combate pode ser feito através do esporte. Levar as crianças das comunidades para quadras de esportes, para piscinas ou tatames. 

Não importa qual modalidade, o que importa é incluir estas crianças na sociedade através do esporte e mostrar a elas que podem ter um futuro através de meios lícitos e não somente através do tráfico.

A criança e o adolescente das comunidades precisam ter os atletas que sairam de outras comunidades de diversos locais do país como um espelho, espelho esse que demonstra que através do esporte eles tem a chance de se tornar um atleta, de ter um futuro e desta forma, não ter mais olhos para os falsos benefícios do tráfico.


Vamos colocar projetos em nossas praças, espalhar e colocar nossos professores e profissionais de educação física em contato com estas crianças lhes dando o suporte necessário técnica, físico e PSICOLÓGICO.



Se humanizarmos a relação entre o educador físico/esporte e a comunidade/crianças teremos jovens mais felizes, mais esforçados, mais autoconfiantes aprendendo com as regras do esporte a trabalhar em equipe, respeitar ao próximo.


Se eles irão se tornar de fato atletas de alto rendimento não sabemos, mas com certeza se tornarão pessoas melhores.

A prática esportiva orientada por um educador físico é uma ferramenta que temos à favor da cidadania e que deve ser melhor observada e utilizada em todo o país!

Comentários