Pular para o conteúdo principal

E o juiz apita o fim do jogo: Este blog chegou ao fim.

DENEGRINDO O FUTEBOL FEMININO:Em Calendário, Santos Explora a Sensualidade das Jogadoras e Esquece de Valorizar o Futebol



            O Santos Futebol Clube comemorará seu centenário no dia 14 de abril de 2012 e teve uma “brilhante” idéia: Fazer um calendário com as Sereias da Vila, jogadoras da equipe de futebol feminino santista.

            Até aí, tudo bem! Bacana ter um calendário do clube enaltecendo o futebol feminino e suas atletas com o uniforme da equipe, afinal não é necessária pouca roupa para expressar sensualidade e essa não seria a intenção de um calendário de clube de futebol . 

            Agora começa “o problema”, pois as fotos não foram feitas neste sentido e ficam as perguntas: Qual a necessidade de colocar jogadoras em fotos sensuais, de biquine, no calendário? Foi pensado se isso é bom para a imagem do futebol feminino?
Foto: Ivan Storti - Fonte: Lancenet.com.br
            Luciana Xavier, do Departamento de Marketing do Santos, deu a seguinte declaração em entrevista ao GloboEsporte.com: “Vamos lançar esse material no dia 13, com um desfile na Vila Belmiro. Nossa ideia é mostrar o lado feminino e sensual das jogadoras. Elas são boas não só jogando bola, mas também com essas ações fora de campo.

             Analisando a ação do clube da Vila Belmiro se percebe a falta de visão e falta de preocupação com a imagem das atletas e também a falta de preocupação com a imagem que está sendo passada do futebol feminino. Fazer um calendário do clube com as jogadoras em fotos querendo mostrar o “lado sensual das jogadoras” é querer levar torcedores aos estádios apenas para ver “aquela gostosa do calendário” e não é disso que a modalidade nem as atletas precisam (desculpem a colocação).

Valorização de corpos ou do Futebol Feminino?

            Se fosse um ensaio para uma revista masculina ou um comercial de lingerie onde a(s) jogadora(s) estivesse(m) fazendo um trabalho fora do clube seria completamente diferente, afinal cada uma delas tem o direito de fazer o que bem entende, se valorizar como mulher, pensar na grana do cachê, estar pensando no seu futuro, seria algo totalmente compreensível e aceitável. É a imagem da mulher e a idéia não é valorizar sua modalidade e sim a si mesma.

            O Santos e seu departamento de marketing se utilizou de uma boa idéia, porém de uma forma completamente errada (talvez pensada ou não) em que associa a imagem do futebol feminino à coxas, curvas, peitos e bundas... sensualidade... Afinal, isso vende, chama atenção! É Brasil não é? O papel do Marketing do clube, dentre outras funções, seria zelar pela imagem do futebol feminino e de suas atletas...Lamentável!

           Exemplo de duas opções simples: Um calendário com as atletas em seus uniformes de treino/jogo seria muitíssimo bacana e representaria de fato a valorização da atleta e a importância que o clube passa na imagem do Futebol Feminino. Ou ainda, um álbum de figurinhas com uma capa: "Santos Futebol Clube - 100 anos de história, futebol e títulos. Os ídolos, jogadores e jogadoras que fizeram e fazem do Santos um imortal do futebol Brasileiro." Poderia ser vendido nas bancas, internet, dado aos sócios que teriam ainda que comprar as figurinhas nas bancas de jornais afim de completar seu álbum do centenário - venderia como água! Isso é marketing esportivo (e levei apenas 2 minutos pra pensar na idéia e em detalhes do projeto)!

            Essa falta de visão e noção do clube é triste e infelizmente as próprias atletas não percebem que acabam fazendo a imagem do futebol feminino (que elas lutam tanto para profissionalizar e ser visto de igual para igual com o futebol masculino) retroceder. Ações impensadas como esta fazem as mulheres da bola e o seu esporte não serem valorizadas e respeitadas se deve.

            'Parabéns Santos', ajudou o futebol feminino a voltar no tempo! Voltaremos a ver e ouvir, nas ruas, na internet e nos estádios de futebol o que a mulher atleta não gostaria e não busca, afinal todas querem ser valorizadas pelo seu futebol e não por ser um corpinho bonito correndo atrás da bola de futebol.

Por essas e outras que lamentavelmente este é o tipo de imagem
que está associada a futebol feminino em sites de busca.

Comentários

  1. o futebol feminino sendo divulgado de forma errada a midia procurando vender os corpos das jogadores e nao o futebol em si! e quer saber isso da ibope!! infelizmente brasileiro tem muito que amadurecer! parabens edu!

    ResponderExcluir
  2. O futebol feminino pegar de vez no Brasil vai demorar muuuuuito. E olha lá.

    ResponderExcluir
  3. É Dudu, li isso e me lembrei que uma vez, vi um treinador de colégio dizendo que escolhia as alunas mais bonitas pra fazer parte do time... O futebol feminino não é visto como deveria ser visto em muitos lugares...
    E de boa isso é lamentável, ainda mais sendo num time centenário... Se fosse um clubezinho meia boca tentando de qualquer forma chamar atenção continuaria feio, mas pelo menos seria mais aceitavel.
    O futebol ou é visto como um esporte pra mulheres com corpão ou pra "sapatão"...
    Um dia isso muda...

    ResponderExcluir
  4. 200% dos homens que concordaram q isso é absurdo adoraram as fotos~! Homem é muito hipócrita!!!

    ResponderExcluir
  5. Desculpa Eduardo e todos do Blog. Sei que cada um tem uma opinião e é importante respeitar cada uma delas. Mas, não compartilho de seu ponto se vista.
    Veja bem, tudo na vida vemos com os olhos que queremos ver. Trabalho com Marketing a mais de 30 anos. Faço a assessoria da Erika e voce conhece mais ou menos meu trabalho, mas garanto que sempre tive muita ética! Fazer um calendário sensual não é apelativo tentanto vender o futebol de gostosas e sim chamar a atenção de patrocinadores para um produto que VENDE (sem hipocresia)suas marcas. UM jogador HOMEM e bonito como o Kaka tem várias oportunidades de "venda" ja um Biro Biro, nunca venderia nem Danoninho! Não é? Nada de agressivo foi feito e sim mostrar que as meninas sõ FEMININAS, quebrando um paradigma que atrasa a aceitação da modalidade - Que todas são lésbicas machonas de chuteiras! Vendo por esse lado, vc tem que concordar que a ação foi muito bem planejada e elaborada. São MULHERES LINDAS que jogam FUTEBOL SIM! E daí???? Essa é a ideia. Não vejo como continuarmos a viver no Brasil com conceitos hipócritas de faço moralismo e assistindo cooisas como o time do Flamengo. ou então das declarações imbecis do "coronel" da CBF. DEvemos sim, lutar com inteligencia e ATITUDE porque discurso tambem não muda nada! O FAZER é mais importante do "eu acho". Respeito e admiro muito vc e suas opiniões, mas acho que nesse caso, deveria rever, reavaliar e tratar o assunto com a estratégia que ele merece. Parabens ao Santos por FAZER alguma coisa!!! parabens por vc EDUARDO por cuidar com tanto afinco pela modalidade! Meus respeitos a sua opinião. Abs

    ResponderExcluir
  6. Estou gostando muito dos comentários aqui postados.
    É fato que é necessária a valorização da mulher, da atleta de futebol para que se quebre a estigma de que elas são lésbicas, masculinas, etc.
    Esse assunto ainda vai dar muito o que falar, e estou gostando muito mesmo das opiniões e visões aqui relatadas que servem até como reflexão e para analisarmos o assunto pela visão de outras pessoas e tentar nos colocar dentro dessa visão.

    ResponderExcluir
  7. Gleice Silvestre (http://futebolfemininoemdestaque.blogspot.com/)

    O calendário das Sereias da Vila ainda nem foi divulgado e já está dando o que falar. Li alguns comentários e resolvi dar a minha opinião sobre o assunto. Algumas pessoas viram a atitude do departamento de marketing do Santos, como "lamentável", "desnecessária", "uma desvalorização do futebol feminino", "apelativa" dentre outros adjetivos. Não vi desse modo... Mulheres vaidosas, usando biquínis. Não há nada que as pessoas não estejam acostumadas a ver nas praias... Particularmente, achei uma ótima ideia e parabenizo todas as pessoas envolvidas nesse propósito.

    A imagem que se tem de mulher que joga futebol no Brasil é de que todas são lésbicas e sem vaidade alguma. Esse calendário ajudará e muito a mudar esse perfil negativo que foi criado... Pois mostrará o lado vaidoso e sensual das atletas, que é bem diferete do que muitos imaginam!

    O trabalho artístico foi feito com muito cuidado para não ser vulgar. Não consigo ver a desvalorização do futebol nesta ação, como alguns estão dizendo. É algo diferente e que nunca foi feito no Brasil nessa modalidade... A partir disso as atletas podem ter chance de participar de campanhas publicitárias e ganhar dinheiro com a própria imagem. Sem falar na imprensa que não divulga nada relacionado ao futebol feminino e que deu atenção para o fato. Alguns disseram que isso é ruim para a modalidade, pois as atletas serão conhecidas como "as jogadoras do calendário". Neste caso cabe a elas mostrarem o seu valor e a qualidade técnica que têm, além da beleza e sensualidade.

    Um exemplo... O Vôlei é o esporte feminino que mais aparece na tv. No ínicio o que mais ouvíamos de comentários eram sobre a beleza das atletas. Hoje o que vemos são comentários técnicos. Ter mulheres bonitas, vaidosas e algumas que posaram em revistas masculinas não vulgarizou o esporte e nem as atletas. Pelo contrário, o vôlei continua sendo o esporte feminino mais popular no Brasil.

    Para o futebol feminino evoluir em nosso país é preciso mais atitude e menos críticas! Temos que realizar projetos consistentes e mais ações de marketing para que a modalidade tenha a importância que merece! Dar palpite é fácil, temos que fazer algo mais produtivo.

    ResponderExcluir
  8. Olà Edu! Tenho a mesma opinião, em relação as fotos.
    Mutivação errada igual a resultado negativo.
    Futebol feminino tem que ser reconhecido e valorizado pela qualidade dentro de campo.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  9. Olá, fica uma questão será que as jogadoras queriam fazer esse ensaio ou foram obrigadas? é preciso achar um meio termo para não deixar as jogadoras masculinizadas nem deixa-las vulgares, valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu jogo futsal e vejo muitos comentários machistas e isso nunca vai mudar,hoje mesmo li um monte sobre a seleção feminina que diga-se de passagem ter uma boa parte do time do santos.Ler que o time do Estados Unidos merecia ganhar pq são bonitas isso é lamentável,não temos patrocínio pra nada nesta pais enquanto os times masculinos ganham rios de dinheiro pra jogar praticamente pior que as meninas se for colocar na balança e a forma de algumas conseguirem patrocínio infelizmente são esses calendários,a nossa seleção feminina de rugby tem um calendário tb e sobre o comentário do Marlon sobre ser masculinizadas simples interpretar isso,como todo esporte precisa-se de preparo físico e musculos correto?!então com isso ficamos parecidas com os homens mas isso não quer dizer que somos masculinas ou todas lésbicas... tudo isso é coisa de gente preconceituosa e infelizmente ainda vai se ver falar muito sobre esse tipo de coisa no esporte feminino.Triste

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!

Postagens mais visitadas deste blog

O futebol feminino parou, mais uma vez, o país do futebol masculino

Sexta-feira, dia 12 de agosto de 2016. 
Às 22 horas, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entraria em campo já sabendo que as seleções de França e EUA foram eliminadas por equipes consideradas azarões.
O Brasil, começou a tarde desta sexta sabendo que, caso passasse da seleção da Austrália, encararia o vencedor de EUA x Suécia. Logo, saber que a seleção americana havia sido eliminada e não teria a chance de ser nosso algoz nas semifinais já era um peso a menos nas costas de nossas atletas.
Iniciado às 22 horas, o jogo contra a Austrália foi uma mistura de tensão e responsabilidade, fatores que aparentemente pesaram muito e que geraram um nervosismo a cada minuto que se passava e a bola não entrava para que o placar ficasse à nosso favor.
No tempo normal, nada de gols. Então que venha a prorrogação!
Ela veio, com mais nervosismo e tensão ainda. Vale destacar que precisamos clonar a Formiga, pois essa jogadora é fora de série e ninguém joga como ela.
O jogo foi rolando, brasileiros…

Tabu ALTURA - Preconceito com goleiros e goleiras ou falta de visão?

Um tema tem sido frequentemente abordado no futebol, tanto no masculino quanto no feminino: Estatura dos goleiros.
Tem sido uma prática comum clubes dispensarem ou não darem a devida atenção a goleiros e goleiras considerados "baixos" para a posição sem que ao menos sejam analisadas algumas características que muitos destes possuem, mas que precisam ser trabalhadas. Um goleiro de 16 anos e 1,79m é considerado pequeno, assim como uma goleira que tem 18 anos e 1,70m por exemplo! E isso acontece com atletas de menor idade, como exigências de clubes de que goleiros devem ter 1,80m ou 1,90m com 13 anos!

E qual seria o problema: 
Preguiça associada a busca de um jogador ou jogadora prontos para o clube ganhar dinheiro "sem ter trabalho"? 
Ou a intromissão de cartolas que mal entendem sobre futebol e estão preocupados apenas com seus bolsos e seguem assim padrões de escolas internacionais, e por pouca inteligência neste quesito, perdem profissionais (goleiros e goleiras) q…

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

É preciso acreditar em você em seu sonho! É necessário ter foco!
O que diferencia o vencedor do perdedor é que o vencedor decidiu seguir em frente mesmo quando a vida lhe bateu com força e pareceu até lhe faltar chão. O vencedor caiu e levantou quantas vezes foi necessário e acreditou no seu potencial mesmo quando ninguém acreditava em seus objetivos.
É preciso saber onde se quer chegar e o que é preciso fazer para chegar até lá. 
O caminho não é fácil! A trajetória é cheia de obstáculos, mas é preciso seguir em frente, fazer ajustes no seu planejamento de como chegar até lá, mas nunca mudar seu foco. 
Eu sei o que quero, sei onde quero chegar e sei o que preciso fazer pra alcançar meus sonhos. 
As vezes é preciso estar acordado enquanto os demais dormem, é estar em casa estudando, indo a eventos e se atualizando enquanto muitos estão em festas e curtindo o fim de semana. É preciso abrir mão de muitas coisas para i…