Pular para o conteúdo principal

O Administrador/gestor no desporto


Administrar/gerir significa liderar pessoas e gerir recursos visando a melhor utilização destes para que sejam alcançados objetivos.

O administrador é peça fundamental para qualquer organização e para se manter e sobreviver no mercado competitivo precisa saber administrar não só nos momentos tranquilos e estáveis, mas principalmente nos momentos de incerteza, instabilidade e imprevisibilidade.

Administrar é planejar, coordenar, realizar e controlar! 

Dentro do desporto precisamos de pessoas que saibam isso e principalmente que saibam utilizar estes conhecimentos e conceitos para fazer a diferença!

No esporte este perfil de profissional é raridade. Um gestor que trabalhe de forma correta tanto no conhecimento técnico, conceitual e humano, que não aceite trabalhar de forma "errada" e saiba como cobrar para que as coisas aconteçam da melhor forma por parte da instituição, visando que o objetivo maior seja alcançado.

O administrador/gestor deve saber tirar o melhor dos recursos que tem a sua disposição, sejam tecnológicos, humanos ou financeiros, e para isso, muitas vezes deve não só se utilizar de conhecimentos acadêmicos, mas também se pautar pelo bom senso. Deve saber motivar, deve saber compreender e se colocar na posição do outro antes de falar qualquer coisa. Deve saber a hora de conversar, como a hora de cobrar resultados.

Como já disse por muitas vezes em textos e comentários, um gestor depende não apenas do conhecimento educacional/intelectual. Embora este seja importante a ética e moral são ainda mais necessários e são os fatores que permeiam um grande gestor, seja ele diretor de clube, presidente de confederação, técnico de basquete ou técnico de futebol feminino.



Comentários