Pular para o conteúdo principal

Marta se torna maior atleta da história do futebol, mas título não significa nada no Brasil

Futebol Feminino: Sonhos interrompidos!



Todos os dias chega ao meu conhecimento que mais uma jogadora está abandonando ou pensando seriamente em abandonar os gramados. É a infeliz realidade de uma modalidade, onde ela não é o problema, e sim uma série de 'técnicos', pseudo 'gestores' e dirigentes que colocam o ego à frente de tudo e todos.

O problema da modalidade nunca foi visibilidade, patrocínio, espaço... tudo isso se arruma, desde que haja seriedade por parte dos envolvidos.

Mas no lugar da seriedade temos muitas falsas promessas, muitas estórias, muitas mentiras e muitos "profissionais" que se preocupam apenas em receber elogios e ganhar massagem no ego. E a modalidade, vai ficando de lado!

Muitos profissionais questionam a falta de estrutura e seriedade, apoio, visibilidade e muitas outras coisas, mas se esquecem de olhar pro espelho e assim não percebem que o problema existe também por culpa, omissão e má conduta de muitos destes!

Cada vez que uma jogadora vem falar comigo que está desistindo dói em minha alma como se um pedaço de mim estivesse sendo retirado! A sensação de impotência me consome, e o que posso fazer é FALAR, QUESTIONAR, EXPÔR este tipo de situação, quer muitos gostem ou não!

Como podemos viver no que um dia foi chamado país do futebol e enterrarmos sonhos, esperanças e futuros do futebol feminino brasileiro?

Há que ponto chega a nossa hipocrisia? Há que ponto chega a desonestidade e o interesse de muitos?

Como podemos dormir tranquilos enquanto tantas meninas e mulheres passam dias e noites chorando por ter que escolher entre abandonar ou não um sonho? Desistir ou seguir em frente? 

Como os ditos profissionais do futebol feminino podem se gabar do seu trabalho enquanto tanta coisa ainda precisa mudar?

Como podemos sorrir enquanto uma jogadora profissional de futebol feminino mal consegue viver com a ajuda de custo que recebe nos clubes? E quando recebe algo!

O problema nunca foi a modalidade... o problema são as pessoas que nela estão e suas atitudes ou a falta delas. 

Falo em primeira pessoa do plural sim! Me refiro a NÓS, TODOS NÓS que de alguma forma estamos envolvidos com a modalidade.

Cada um de nós pode fazer um pouco para mudar este quadro. Pode se esforçar um pouco mais, fazer um trabalho um pouco melhor, ter uma conduta mais profissional, se preocupar mais com as atletas e com a modalidade!

Podemos e devemos fazer o nosso melhor! Cada treinador, dirigente, preparador, fisioterapeuta, roupeiro, gerente, tem nas mãos sonhos de dezenas, centenas, milhares e milhões de meninas e se uma delas fracassa ou desiste é porque um de nós deixou de fazer aquele pouquinho a mais que para a atleta poderia ser a diferença entre desistir ou seguir em frente.

Vamos fazer o nosso melhor, sem esperar tapinhas nas costas, elogios ou qualquer tipo de prêmio por nossa conduta! Vamos fazer o melhor pela consciência tranquila do dever cumprido!

Somos formigas de um formigueiro, onde cada um tem uma função importante, onde um pouco mais de esforço ou a falta deste empenho faz a diferença!

Um grande abraço a todos!

Eduardo Pontes

Comentários

  1. Eu pratico futebol feminino, mas antes de qualquer coisa eu amo futebol feminino. Influencio amigas, família e todos com meu amor pelo futebol e não tenho vergonha de deixar bem claro que jogar na seleção sempre será meu sonho e objetivo de vida, antes de fama ou qualquer outra coisa, eu quero jogar bola, eu quero fazer o que eu mais gosto. Nós meninas precisamos ter mais união, fazer outras meninas gostarem e fazer a nossa parte para que o futebol cresça. É muito doloroso saber que uma pessoa desistiu do sonho, seja por condições financeiras, preconceito e o pior motivo : FALTA DE APOIO!
    As vezes penso que não estamos no país do futebol, se é pais do futebol, tem que ser do feminino e do masculino, não custa nada apoiar mulheres que jogam, o preconceito ainda fala mais alto e isso me deixa muito triste.
    Conheço pessoas que trabalham com futebol feminino por amor, sem ganhar um real, isso me deixa muito feliz, mas ao saber que são poucos os que fazem isso começo a ficar chateada.
    MENINAS, MENINOS, HOMENS, MULHERES, CLUBES BRASILEIROS, TÉCNICOS, JOGADORES PROFISSIONAIS, PRESIDENTE E TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE ADMIRA O FUTEBOL FEMININO OU MELHOR O FUTEBOL, POIS ELE É UM SÓ, VAMOS TODOS LUTAR POR UM MESMO IDEAL? VAMOS AJUDAR O NOSSO FUTEBOL FEMININO CRESCER?
    :( Um grande abraço - @thaynacomth

    ResponderExcluir
  2. Saudades d ver vocês jogando meninas da seleção de F. do Brasil.. Martha e as Guerreiras comparsas (C/Carinho) Sou Fã Nº 1. Meu filho postou um vídeo meu no Youtube em que eu assistia o jogo eu estava cantando e no fim... Gooool das meninas do BR. O danado colocou sem eu saber mas... Valeu! Ele me disse que postou por causa da minha vibração com vcs no fim do vídeo com o gol. É vero, não canto, nem toco nada rsrs, apenas gravei para eles lembrarem de mim e por sorte no fim, saiu o gol. Pra mim, o vídeo foi perfeito, afinal, meus filhos sabem o quanto admiro vcs, e especial a Marta. São Meu orgulho. Quem me dera ter uma camisa Marta com seu nome estampado. Isto pra mim é uma honra. Eu vibrava muito mais com vcs do que com o futebol masculino, que garra, que vontade, que amor de vcs ao jogar. Chorei por vcs não trazerem o ouro, nem tanto por mim ou pelo Brasil, más, por vcs, que tanto lutaram por ele. Pra mim a medalha nem importava tanto, meu prazer era em ver vcs em campo, isto pra mim é tudo. Adoro vcs. Principalmente Marta a vc, por ser este show a parte que vc é. Obrigado por nos proporcionar a tantas alegrias, emoções e espetáculos. E admiro vc além dos campos, acompanho seus passos e são só de maravilhas. Que Deus te abençoe mais e mais além do que já tem te abençoado grande guerreira Tupi Guarani rsrsrs. Por favor não saia da Seleção. Vc vai ganhar o Ouro na próxima, eu sei que vai. será a chave de Ouro. Vc quer assim, nós queremos, Deus quer assim Por que... Você M E R E C E!!! E as menias companheiras guerreiras também. Abração!!! E obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Noleis de Carvalho Filho- Facebook- Canal Youtube- Twitter- Google +, My Space, Linkedin..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!

Postagens mais visitadas deste blog

O futebol feminino parou, mais uma vez, o país do futebol masculino

Sexta-feira, dia 12 de agosto de 2016. 
Às 22 horas, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entraria em campo já sabendo que as seleções de França e EUA foram eliminadas por equipes consideradas azarões.
O Brasil, começou a tarde desta sexta sabendo que, caso passasse da seleção da Austrália, encararia o vencedor de EUA x Suécia. Logo, saber que a seleção americana havia sido eliminada e não teria a chance de ser nosso algoz nas semifinais já era um peso a menos nas costas de nossas atletas.
Iniciado às 22 horas, o jogo contra a Austrália foi uma mistura de tensão e responsabilidade, fatores que aparentemente pesaram muito e que geraram um nervosismo a cada minuto que se passava e a bola não entrava para que o placar ficasse à nosso favor.
No tempo normal, nada de gols. Então que venha a prorrogação!
Ela veio, com mais nervosismo e tensão ainda. Vale destacar que precisamos clonar a Formiga, pois essa jogadora é fora de série e ninguém joga como ela.
O jogo foi rolando, brasileiros…

Tabu ALTURA - Preconceito com goleiros e goleiras ou falta de visão?

Um tema tem sido frequentemente abordado no futebol, tanto no masculino quanto no feminino: Estatura dos goleiros.
Tem sido uma prática comum clubes dispensarem ou não darem a devida atenção a goleiros e goleiras considerados "baixos" para a posição sem que ao menos sejam analisadas algumas características que muitos destes possuem, mas que precisam ser trabalhadas. Um goleiro de 16 anos e 1,79m é considerado pequeno, assim como uma goleira que tem 18 anos e 1,70m por exemplo! E isso acontece com atletas de menor idade, como exigências de clubes de que goleiros devem ter 1,80m ou 1,90m com 13 anos!

E qual seria o problema: 
Preguiça associada a busca de um jogador ou jogadora prontos para o clube ganhar dinheiro "sem ter trabalho"? 
Ou a intromissão de cartolas que mal entendem sobre futebol e estão preocupados apenas com seus bolsos e seguem assim padrões de escolas internacionais, e por pouca inteligência neste quesito, perdem profissionais (goleiros e goleiras) q…

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

É preciso acreditar em você em seu sonho! É necessário ter foco!
O que diferencia o vencedor do perdedor é que o vencedor decidiu seguir em frente mesmo quando a vida lhe bateu com força e pareceu até lhe faltar chão. O vencedor caiu e levantou quantas vezes foi necessário e acreditou no seu potencial mesmo quando ninguém acreditava em seus objetivos.
É preciso saber onde se quer chegar e o que é preciso fazer para chegar até lá. 
O caminho não é fácil! A trajetória é cheia de obstáculos, mas é preciso seguir em frente, fazer ajustes no seu planejamento de como chegar até lá, mas nunca mudar seu foco. 
Eu sei o que quero, sei onde quero chegar e sei o que preciso fazer pra alcançar meus sonhos. 
As vezes é preciso estar acordado enquanto os demais dormem, é estar em casa estudando, indo a eventos e se atualizando enquanto muitos estão em festas e curtindo o fim de semana. É preciso abrir mão de muitas coisas para i…