Pular para o conteúdo principal

Mundo e mundo do esporte: Por que o medo de quem fala? Não é mais fácil escutar?


Na sociedade todo mundo tem o direito de se expressar, mas manifestar o que se pensa sempre foi e ainda é algo complicado!

Seja em uma empresa privada, seja no serviço público, seja em um clube de futebol e até em casa! Seja no basquete, seja no esporte que for, aqueles que falam o que pensam e o que acham que pode melhorar e dão ali suas opiniões ou questionam como as coisas são feitas sempre sofrem algum tipo de retaliação, seja o simples desprezo, sejam ações afim de calar sua voz e outras que prejudiquem a sua caminhada.

Por que isso? Qual o medo de quem fala, de quem expõem idéias, de quem cobra melhorias? Qual o medo de aceitar idéias e reconhecer e querer melhorar?

No meu ponto de vista, só é possível crescer quando temos a capacidade de escutar! Ninguém é dono da verdade, ninguém sabe de tudo e ninguém faz tudo sempre certo! Errar é humano!

Existe uma pequena diferença entre ouvir e escutar! Quem escuta ouve, mas não necessariamente quem ouve, escuta! Ouvir é perceber pelo sentido do ouvido(audição). Já escutar é prestar atenção, dar atenção a quem fala e ao que se fala.

Quando falamos de futebol feminino e sobre futebol feminino, sempre existem muitos poréns e muitas pessoas que ficam chateadas! Mas qual o medo e dificuldade em escutar o que os outros tem a dizer?

Se uma atleta questiona a forma de trabalho no seu clube, a grande maioria dos profissionais ficam chateados! Se uma atleta comenta, por exemplo, que os devidos responsáveis poderiam fazer mais pelo futebol feminino no Brasil, ela corre o risco de não ser convocada! Se um jornalista questiona uma federação ou clube, sofre represálias e tem sua entrada no clube ou em seus jogos dificultada! Esses são apenas exemplos, e eu pergunto novamente: Qual o medo de quem fala, pergunta e expõem a opinião? (Claro que a forma como se fala deve ser pensada! Não devemos chegar "com o pé na porta")

Ninguém é o dono da verdade! Quando o trabalho é questionado, quando se diz que algo pode melhorar, devemos parar, escutar o que as pessoas tem a falar e aí analisar se o seu comentário é procedente ou não! Se a qualidade do que é feito pode ser melhorado ou não, e se for, vamos trabalhar para a melhoria!

Seja no clube, seja numa empresa, seja na sua casa, opiniões vem para acrescentar, para crescer! Mas pra isso é necessário saber escutar e saber deixar o ego de lado! Ninguém é senhor da razão!

E isso não vale apenas para o chefe! Isto serve também para o subordinado, pro funcionário, pro atleta! Quem acha que sabe tudo, deixa de crescer pois esquece de buscar ser melhor a cada dia!



Comentários