Pular para o conteúdo principal

FUTEBOL FEMININO: Brasil - Uma camisa e glória forjada pelo suor das que a vestiram e vestem



O que seria do Futebol Feminino sem as mulheres que vieram antes de Marta?

As dificuldades eram maiores, os que comandavam o futebol feminino eram até mais arrogantes, machistas e hipócritas.

Elas poderiam ter desistido, mas mesmo sofrendo seguiram em frente e mostraram ao mundo a força, não do futebol feminino brasileiro, mas das mulheres brasileiras que gostam e jogam futebol.

Não estou depreciando as jogadoras atuais, muito pelo contrário, até porque as dificuldades de 1990 e de 2013 não são muito diferentes e algumas das que ainda jogam fizeram e muitas outras que fazem parte da construção do que é a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. É aí que eu quero chegar!

E é isso que eu gostaria que cada uma das atletas percebessem! Que o futebol feminino do Brasil não é fruto da CBF ou de seja lá quem disser que tem responsabilidade pelo peso e nome que a camisa canarinho tem hoje no mundo. Se esse alguém não for uma atleta, dificilmente poderá dizer que é realmente o responsável pelo que representa hoje para um adversário entrar em campo e ver 11 mulheres brasileiras uniformizadas e pensar ELAS JOGAM MUITO... TEMOS QUE TOMAR CUIDADO... CUIDADO COM ESSA OU COM AQUELA...

Quando a equipe adversária entra em campo ela não vê a CBF, ela não vê uma federação nacional que represente o Brasil. Elas veem mulheres que são o Brasil em campo, que vestem a camisa e que tentam fazer sempre o seu melhor.

Então a força do futebol feminino brasileiro não está em quem diz que organiza a modalidade e sim à aquelas mulheres que, apesar de todas as dificuldades, problemas, mentiras, ações e coações, continuam se orgulhando de vestir aquela camisa e que esperam ver o futebol mudar!

Comentários

  1. Edu, lembre-se da nossa conversa no Pacaembu...Nao adianta colocar nossas meninas representando o Brasil com camisa de 5 estrelas...quando nos estamos aquem da realidade Mundial...Ainda bem que agora temos base e profissionalismo pra comecar...www.ferassc.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!