Pular para o conteúdo principal

O Centro de Excelência de Futebol Feminino

Ontem tive uma longa e produtiva conversa com a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte referente ao Centro de Excelência de Futebol Feminino.

A ideia de o futebol feminino brasileiro ter uma casa independente e de primeiro mundo já estava nos planos do Ministério do Esporte e de sua coordenadora-geral de Futebol Feminino, a ex atleta e goleadora Marileia "Michael Jakson" dos Santos desde que tomou posse em sua função junto ao Ministério.

O Centro de Excelência de Futebol Feminino, inciativa do Ministério do Esporte, será construído em Foz do Iguaçu, em espaço do Parque Tecnológico de Itaípu (PTI) contará com estrutura de qualidade com dois campos de futebol nos padrões de qualidade internacional, vestiários, alojamento, duas piscinas e ginásio. O local já conta com refeitórios de qualidade e com uma academia que será ampliada.

Acompanhada pelo assessor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, Paulo Vieira, Mariléia avaliou as instalações do Parque  juntamente com o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, que colocou o Parque à disposição para tocar o projeto e esse interesse e disposição demonstrada a deixou muito feliz e confiante.

O Centro de Excelência será um local onde toda e qualquer equipe de futebol feminino do país poderá se preparar para competições, realizar treinamentos e que pode até vir a receber seleções de outros países, a exemplo do que acontece com o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema-RJ. 

A engenheira responsável pelo projeto irá visitar dois grandes centros de treinamento de qualidade e referência no Brasil para observar e ter outras idéias pois o Centro de Excelência deverá ter qualidade no mínimo igual ou superior. Futebol Feminino é coisa séria, então este centro deve ter o melhor.

A intenção é que o centro seja inaugurado ainda em 2013, com a primeira etapa das obras concluídas (a entrega do vestiário, academia e campo de futebol concluídos), uma vez que todas as documentações necessárias já estão organizadas e já existe verba disponibilizada não só para esta, mas para outras ações relacionadas ao desenvolvimento do futebol feminino brasileiro por parte do Ministério do Esporte.

O futebol feminino vem tendo forte apoio do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, bem como do Secretário Nacional de Futebol, Toninho Nascimento e da Presidente da República, Dilma Rousseff. 

Essa é apenas uma das conquistas do futebol feminino brasileiro. Muita coisa ainda está por vir e  o Ministro Aldo Rebelo, Secretário Toninho Nascimento, Coordenadora Marileia dos Santos, e os membros do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do Futebol Feminino esperam ter novas conquistas divulgadas em breve.

Muitos não fazem ideia do que acontece nos bastidores, mas aos poucos verão as coisas acontecerem. O trabalho de todos consiste em falar sobre assuntos quando eles estão definidos e resolvidos, como é o caso do projeto do Centro de Excelência de Futebol Feminino que já é realidade. 

Não existe especulação por parte dos envolvidos, pois o foco é falar o mínimo possível e mostrar resultados.

E que venham novidades e mudanças!

Para todos os envolvidos, o Futebol Feminino é coisa séria!

Comentários