Pular para o conteúdo principal

Organização de eventos esportivos e o Futebol Feminino - Desenvolver é possível!



Estive presente em dois eventos em fins de semana diferentes no Aterro do Flamengo, aqui no Rio de Janeiro.

O primeiro evento foi a corrida de rua da "Série Delta Japão" realizada no dia 08 de setembro. 

Um evento muito bacana, com uma boa estrutura, boa organização (embora eu tenha ouvido reclamações sobre logística de entregas de kits), um ambiente atraente, divertido de corredores, não corredores, amadores e profissionais, todos misturados. 

Aquecimento, alongamento, diversão, música, massagem, isotônico e frutas para os atletas e no fim pessoas felizes e com vontade de fazer outra prova! Eu mesmo saí de lá e me inscrevi em uma corrida já pro mês que vem!


O segundo evento está sendo realizado este fim de semana e é o "3x3 World Tour FIBA Basquetebol" que também acontece no Aterro do Flamengo.

Um evento de basquete muito interessante e muito bem estruturado. E não falo isso porque é um amigo meu que está organizando o evento, mas pelo fato de ser realmente uma estrutura incrível que transformou as algumas das quadras de basquete do Aterro em uma arena de espetáculo. 

Arquibancada, brindes, música, basquete bem jogado e bonito de ver, animação, som, camarote, "camarim" para atletas, tudo na melhor qualidade.

Os dois eventos não foram simplesmente uma corrida e um jogo de basquete. Os eventos são um show, um espetáculo que atrai o público não apenas pela atividade principal (corrida e basquete) mas por todas as atividades que acontecem ali simultaneamente e que permitem que as pessoas se divirtam e sintam prazer em estar ali!

É necessário muito planejamento, trabalho duro, mas é possível sim tornar um esporte atraente, desde que pequenas ações sejam feitas.

No exemplo do "3x3 World Tour FIBA" que tem apoio da Confederação Brasileira de Basquete, é uma atividade que motiva e incentiva a prática do esporte mesmo que de forma inconsciente.

O consumidor do esporte que foi ao Aterro e presenciou aquela experiência, saiu de lá com a impressão de que o esporte é algo maravilhoso, feliz e divertido e garanto que muitos meninos e meninas que ali estavam vão querer brincar de basquete e é aí que você fomenta o esporte. 

Fomentar é fazer o esporte progredir, é atrair novos participantes e consumidores do esporte e isso a corrida de rua e esse grande evento de basquete estão fazendo muito bem.

Claro que é necessária uma estruturação e planejamento macro em relação ao esporte, incentivo à prática da atividade, melhoria estrutura a nível nacional, mas isso só mostra que é possível, basta querer!

E onde o Futebol Feminino entra nessa história?

O futebol feminino (seus dirigentes e "organizadores") deveria estar sentado na arquibancada ou participando de uma prova de rua para assim aprender como é possível, de forma simples, tornar o esporte atraente!

Um abraço a todos e um bom fim de semana!

Comentários