Pular para o conteúdo principal

FUTEBOL FEMININO: Brasil - Campeão do Torneio Internacional de Brasília


Foi realizado em Brasília do dia 12 a 22 de dezembro o Torneio Internacional de Futebol Feminino, que costumeiramente era realizado em São Paulo.

O Brasil se consagrou tetra campeão da competição ao bater a equipe do Chile na tarde do último domingo pelo placar de 5 x 0, com gols de Formiga, Marta, Darlene, Cristiane e Debinha.

Também participaram da competição as seleções do Canadá e Escócia.

Existem pontos positivos na competição como a possibilidade de utilizá-la como teste pensando em avaliação de novas convocadas. 

Esse ano por exemplo tivemos uma ação de aproximação do futebol feminino ao público levando a competição para outro estado, e tendo uma "boa" resposta do público. 

Importante destacar também o apoio do Governo Federal a modalidade e a confirmação da intenção de trazer o Mundia Feminino de 2019 para o país, além da busca por incentivo e melhorias.

Outro ponto que vale ser observado é a utilização de atletas como comentaristas, que foi o caso da jogadora Erika que comentou os jogos pela Bandeirantes, e isso pode virar um mercado de trabalho para ex atletas, por exemplo, e elas tem total condição fazer bonito e de deixar muito marmanjo que pouco entende no chinelo.

Claro que para ser comentarista a atleta precisa ser articulada, saber se expressar, falar bem e ter postura. Por isso aproveito para deixar o recado: Jogadoras, preocupem-se com seu pós carreira sempre!

Torcida compareceu na final, mas o público durante a competição poderia ser melhor.
Porém acredito que não podemos nos animar muito com o título dessa competição que é apenas mais um número que pouco agrega a seleção brasileira e o Futebol Feminino brasileiro.

Que em 2014 o futebol feminino brasileiro tenha êxitos e um planejamento bem feito visando o Mundial Feminino de 2015 no Canadá.

Comentários

  1. Animar achar que está tudo uma maravilha não pode mesmo, mas particularmente gosto de ver a seleção em movimento. Seleção jogando é o futebol feminino na sua vitrine , isso aproxima com o publico. Seleção jogando pode significar oportunidades a novas caras e isso tá acontecendo, como no caso da Darlene que aproveitou muito bem a chance. Seleção jogando pode significar afirmação de novas jogadoras que é o caso da Debinha e da dupla de Zaga. Seleção jogando pode significar evolução e entrosamento para o time e isso está acontecendo.
    Sim, tem muita coisa além da seleção em jogo, sim tem toda uma precariedade no nosso futebol feminino. Mas não são questões excludentes. Gosto de saber como está a vitrine do nosso futebol feminino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!