Pular para o conteúdo principal

O Brasil e a precária e atrasada estrutura esportiva

A estrutura esportiva no Brasil deixa
muito a desejar (imagem ilustrativa)
Assistindo a reportagem/documentário sobre o Joaquim Cruz, grande campeão no atletismo nacional, ouro olímpico em 1984.

O Brasil poderia formar grandes atletas e ser uma das maiores forças mundiais do esporte porque tem uma mistura de raças que fornece biotipos para a prática de toda e qualquer modalidade esportiva.

Joaquim deixou o Brasil para treinar nos EUA porque não haviam escolas que permitissem o treino e o estudo caminhando juntos. 


Será que algo mudou de 1984 para 2014? Acho que não preciso responder...

30 anos se passaram e hoje este guerreiro brasileiro, recordista e medalhista mundial,  treina atletas militares e paraolímpicos dos EUA. Não teria ele espaço formando grandes nomes do atletismo nacional? Vai ver não tem capacidade e por isso treina atletas na precária estrutura norte-americana, deve ser isso né?!

Estamos muito atrasados na estrutura esportiva, educacional e social de um modo geral! É lamentável e vergonhoso! 

Quantos potenciais atletas temos? Quantos poucos conseguem ir além e alcançar sonhos? Quantos conseguem continuar vivendo do esporte ao fim da precária e sofrida carreira de atleta brasileiro?

É triste demais a nossa realidade! Enterramos sonhos e matamos futuros todos os dias, e depois não entendemos porque existem tantos jovens em caminhos  errados! Não que a falta de esporte justifique a escolha dos jovens afinal estão associadas a diversas outras deficiências sociais e educacionais... mas pensem como o esporte poderia preencher estas lacunas e mudar a vida destes jovens.

Quantos meninos e meninas, quantos bairros, quantas cidades, quantos municípios, quantos estados poderiam crescer através do esporte? 

Quanto a nossa economia poderia ser forte baseada no esporte, em patrocinadores, formação de atletas, conquista de títulos, excelência no esporte sendo referência, escola e espaço de pesquisa mundial? O quanto tudo isso tornaria o Brasil o país de todos os esportes e não apenas o "país do futebol"?

Ainda estamos muito muito muito e muito longe do básico aceitável! Me envergonho e peço desculpa aos nossos atletas pelo país em que vivemos e pela pouquíssima condição de futuro esportivo que esse país proporciona a vocês! 

Mas também parabenizo a todos aqueles atletas que conseguem chegar a competições com todo seu esforço pessoal e lutando contra toda a falta de estrutura que temos! Vocês são heróis!

Comentários