Pular para o conteúdo principal

Em jogo decisivo time feminino entra em campo no lugar do time masculino

Foto: Google/Dibradoras
Já imaginou uma final de campeonato e na após a escalação você ver o time feminino entra do em campo no lugar da equipe masculina que disputaria a final?

Pode parecer loucura, mas seria uma genial jogada de marketing e promoção do futebol feminino!

É apenas uma ideia hipotética mas que tambem mostra o quanto os clubes brasileiros são muito limitados ou pouco criativos quando o assunto é futebol feminino e marketing.

Parte das reclamações de que a modalidade não tem visibilidade ou é comercialmente atraente é sim culpa dos clubes de futebol e seus gestores e profissionais.

Oportunidades de promover todas as modalidades do clube e aproximar a torcida da sua equipe feminina (ou de outras modalidades do clube) existem aos montes.

Vamos pegar como exemplo o jogo de ontem entre Flamengo e Junior Barranquilla pela Sulamericana.

Se eu trabalhasse com o marketing do clube rubro negro carioca, faria essa ação bem inusitada levando à campo meu time de futebol feminino.

Loucura? Acho que não!

Anunciaria a escalação do time masculino no telão, mas  do nada, na verdade quem adentraria o campo seria o time feminino.

SURPRESA! Torcida sem entender do que se trata, mas inflamada e totalmente receptiva a mensagens e estímulos sem que ao mesmo percebam! Foto oficial, reverência à torcida e na sequência o time masculino entrando em campo com uma faixa "ELAS são GIGANTES! ELAS são também são FLAMENGO!" e esses dizeres também nos telões do estádio, seguidos de numeros e títulos delas!

Vibração da torcida que assimila a mensagem e que naquele momento vai quebrando todo preconceito culturalmente e diariamente legitimado de que mulher não pode ou não sabe jogar futebol. Ganha o clube e o ganha futebol feminino! 

Uma quebra de protocolo de um jogo importante mas uma chance de promoção das atletas e do time feminino em um momento que torcida, mídia e patrocinadores estão totalmente receptivos a essas informações!

Antes de sair de campo, as atletas vão até a torcida e abrem uma faixa com os dizeres "VAI PRA CIMA DELES MENGO!".

Pequenas ações como essa poderiam não só aproximar o torcedor como também divulgar e trazer possíveis investidores para a equipe feminina ou negociar com os patrocinadores do futebol do clube pequenos aportes ao futebol feminino do clube, lembrando a todos que o futebol feminino tem um investimento muito menor que o masculino podendo ter um retorno em visibilidade e títulos muito maior.

Escrevendo isso ontem enqunto postava no meu INSTAGRAM muitas outras idéias de ações de marketing com as equipes femininas passam pela cabeça.

Que os profissionais de marketing e gestão dos clubes de futebol sejam mais criativos para transformar, divulgar e valorizar suas modalidades esportivas!

Comentários