Pular para o conteúdo principal

Meninas da sub-20 garantem vaga no mundial! A base é forte?

Muito feliz pela classificação da seleção sub 20 para o mundial da categoria.

Infelizmente me preocupa muito o futuro de muitas dessas meninas (e de tantas outras) após isso.

A nossa falta de estrutura não permite e provavelmente não permitirá que muitas dessas meninas continuem o caminho da realização do sonho de viver do futebol feminino no Brasil ou fora dele.

Talvez até possamos afirmar que "temos tudo" em relação à estrutura das seleções femininas, mas será que temos tudo para a modalidade?

Será que fazemos tudo para que essas meninas e tantas outras tenham onde jogar em seus estados?

Fazemos o possível para ter competições estaduais e nacionais de diversas categorias onde nossas meninas tem a oportunidade de jogar, crescer, amadurecer, refinar o talento e vestirem a camisa da seleção e de tantos outros clubes pelo restante de suas vidas dentro do alto rendimento?

Vi gerações promissoras e vitoriosas da base feminina serem abandonadas, esquecidas, deixadas à própria sorte onde, por fim, o sonho se tornou decepção. Isso sem falar de todas as outras meninas que sofrem todos os dias com a falta de estrutura e de oportubidades que as faz abandonar o esporte e viver frustradas.

É necessário muito mais do que colocar meninas para vestir a camisa da seleção.  Por mais que seja uma grande vitrine, não é o suficiente para essas meninas.

É preciso de estrutura. É preciso pensar no futebol feminino muito além da seleção brasileira. É preciso que meninas tenham oportunidade de continuar vivendo do esporte, conquistando seus bairros, suas cidades, as rádios e os jornais, titulos e pódios, ate que consigam conquistar o mundo e novas culturas.

No Brasil não é feito hum vinte avos (1/20) do que deveria ser feito por essas meninas e pela modalidade.
A seleção é um pedacinho muito pequeno de toda uma modalidade e cuidar só disso não é o suficiente para que vidas e sonhos sejam transformados positivamente pelo esporte.

A base da seleção pode até estar vindo forte, mas a base da modalidade, seus alicerces não são!

Estamos pensando em títulos que essas meninas podem trazer, mas o que estamos fazendo de real e concreto pelo futuro e vida dessas e de todas as meninas que querem jogar futebol no país onde a preferência é dos homens????

Comentários